Como evitar problemas elétricos em suas obras? Veja aqui 5 formas

Uma das principais preocupações de um engenheiro na construção de uma obra é, sem dúvidas, as instalações elétricas. Afinal, para uma casa ou estabelecimento comercial funcionar bem, é necessário ter eletricidade sempre à disposição, certo? 

Por isso, todo cuidado é pouco na hora de realizar um projeto elétrico, principalmente para evitar grandes problemas às pessoas que farão uso do local e também para fugir de gastos desnecessários após a entrega de uma casa ou edifício.

Pensando em te ajudar nesse assunto, separamos 5 formas de como evitar problemas elétricos durante a construção de obras e, assim, não ter consequências graves no futuro. Bora conferir?

A frequência dos acidentes elétricos 

Infelizmente, os acidentes que envolvem eletricidade na construção civil são bem mais frequentes do que deveriam. Segundo informações da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), mais de 700 ocorrências foram registradas no primeiro semestre de 2020, sendo que a maioria desses incidentes envolveram choques elétricos.

Isso reforça a necessidade de atenção e capacitação de todos os profissionais responsáveis pelo planejamento, fornecimento de materiais e também de implementação para manter a segurança de todos. Então, veja a seguir as dicas que separamos para você.

1 – De olho em todos os detalhes do projeto

Antes da execução, vem a análise e o conhecimento de todos os detalhes que envolvem o projeto. Isso é uma regra básica, pois se você fugir desse passo, as consequências ruins poderão surgir em peso.

É muito importante que você tome cuidado para que a elaboração seja feita da forma mais eficiente possível. Procure detalhar ao máximo o que é necessário para ter um bom andamento e também para que não aconteça nenhum tipo de imprevisto na instalação elétrica.

Nessa etapa, não economize esforços para conversar com outros profissionais envolvidos na obra e, assim, evitar riscos de choque elétricos, curto-circuitos e incêndios durante a execução ou após a finalização do projeto.

2 – O cuidado com a implementação é crucial

Após tomar conhecimento da obra, vem a parte da implementação. Essa fase deve estar muito alinhada com o objetivo de levar praticidade aos moradores da residência ou usuários do edifício. Isso ajuda a manter o local mais seguro e com ambientes mais práticos no dia a dia.

Um ponto importante a destacar é o posicionamento das tomadas em cada cômodo. Em banheiros, onde existem fontes de água, é de extrema importância que as tomadas fiquem longe da água para evitar choques elétricos e qualquer tipo de dano em equipamentos ligados à eletricidade.

Também é necessário que a distribuição dos fios para a caixa de energia seja feita de forma eficiente, pois assim ajuda a evitar acidentes na execução ou após a entrega da obra, por exemplo.

3 – Prioridade na qualidade dos materiais

Problemas são evitados com um bom planejamento e, neste caso, com materiais de qualidade. Muitas construtoras, optam por enxugar o orçamento de uma obra e buscam investir em itens mais baratos, porém, é aqui que entra o perigo!

A partir do momento que você opta por economizar e priorizar materiais com qualidade duvidosa, o edifício e os usuários estarão em risco. Afinal, você deve ter plena consciência que o barato pode sair bem caro, não é? E em obras, além do prejuízo financeiro, há também os riscos de segurança.

A dica é: busque sempre adquirir itens de bons fornecedores e, principalmente, que trabalham com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Com isso, você consegue entregar o projeto de forma eficiente e economiza a longo prazo.

Quer fazer uma redução de custos na construção? Veja como fazer isso em 4 passos

4 – Bons profissionais ajudam a evitar problemas elétricos

Além dos itens de boa qualidade, os profissionais que executarão a instalação também são responsáveis por evitar problemas elétricos. É muito importante que a construtora contrate bons profissionais e que tenham capacitação técnica comprovada na área.

A pessoa responsável pelo projeto elétrico, por exemplo, deve sempre acompanhar o processo de execução e tomar consciência do que está acontecendo nos canteiros de obras. Dessa forma, ajudará a evitar que ocorra má desempenho por parte da equipe e também da implementação.

Saiba como contratar mão de obra capacitada na construção civil com mais

5 – A melhor escolha para garantir eficácia nas obras

Como já citamos aqui, um dos pontos mais indicados para ter segurança nos projetos é ir em busca de bons fornecedores e materiais de qualidade. Hoje em dia, uma das soluções mais indicadas na construção civil é o sistema de chicote elétrico

Aqui na Destec temos o Kit Eletrifica, que são justamente kits elétricos para unidades habitacionais, nos quais oferecem mais agilidade, rapidez e redução de custos em relação às instalações convencionais do setor civil. 

Você não precisa comprar centenas de itens para realizar uma instalação elétrica – pelo contrário, no Kit Eletrifica vem tudo em um único produto. A instalação não necessita de uma pessoa 100% especializada em eletricidade, pois os kits são facilmente montados.

Além de tudo isso, o sistema auxilia indiretamente na produtividade do engenheiro, pois não será mais necessário retornar à obra após a entrega das obras. 

E então, viu só como é possível evitar grandes problemas de eletricidade com essas dicas? Se você colocar em prática todas essas 5 formas que apresentamos aqui, temos certeza que evitará fortes dores de cabeça.

Se você deseja conhecer um pouco mais da nossa solução de kit de chicote elétrico para implementar em seus projetos, entre em contato conosco e faça seu orçamento sem compromisso. Até a próxima!

Você também pode gostar

Adquira o Kit para sua obra